quarta-feira, 17 de junho de 2009

Comunicação X Informação

Há, inerente aos seres, uma necessidade de interação, um anseio de compartilhar idéias e comportamentos. A linguagem, produto dessa exigência, é um sistema de signos que comunica essa necessidade. A comunicação e a informação são manifestações dessa linguagem, porém seus termos são, frequentemente, mal compreendidos.

Comunicação é sinônimo de transmissão. O percurso entre o fato e a concretização efetiva dessa transmissão; o meio a ser utilizado para que esse fato seja transmitido. É então, o ato e a maneira com que notícias e acontecimentos serão narrados.

A palavra informação, por sua vez, é o fato em sua essência, o conhecimento. É nela que estão contidos dados, notas e argumentos úteis para sua correta apreensão. Informar é uma ação e informação é o objeto em si.

Ao tratar de qualquer assunto é preciso, antes de tudo, que saibamos abordá-lo com propriedade. É indispensável a uma discussão que os termos e expressões sejam bem assimilados para que a informação chegue da forma esperava através de uma comunicação eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário